O público-alvo da campanha contra a influenza na região Norte tem até o dia 29 de fevereiro para atualizar a caderneta de vacinação. Crianças, idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, assim como povos indígenas e professores fazem parte da população que deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para a imunização.
Após mudança de estratégia do Ministério da Saúde para a vacinação contra a influenza no Norte do Brasil, o início da campanha de imunização passa agora a ocorrer no mês de novembro. Por causa das particularidades climáticas da Amazônia, o período sazonal nos estados da região norte inicia mais cedo e o público-alvo deve se proteger.
De acordo com o diretor do Departamento de Epidemiologia, Paulo Rarres, o serviço de imunização está disponível na Atenção Primária de Boa Vista.
“Todas as 34 Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista têm salas de vacina e estão disponibilizando o imunizante contra a influenza. Basta o usuário interessado levar o cartão de vacina e cartão do SUS ou CPF para atualizar a caderneta. É importante lembrar que os demais imunobiológicos também seguem disponíveis”, disse.
Números da campanha contra influenza em Boa Vista
Para atingir a meta de 95% de cobertura vacinal, Boa Vista deve imunizar 292.976 pessoas. Mais de 68 mil crianças, 81.921 povos originários vivendo em terras indígenas e 46.752 idosos devem ser imunizados contra a influenza na capital. Da mesma forma, 20.539 pessoas com deficiência permanente também fazem parte do público-alvo do município.
Durante a campanha, a Coordenação Municipal de Imunização (CMI) deve atender contra a influenza 13.264 profissionais de saúde, 10.381 gestantes, 9.225 professores, entre outros.
Fonte: Da Redação