Alívio e agradecimento foram os sentimentos descritos por Rudinei da Costa Garcia e por sua família, enquanto ele recebia atendimento na Unidade de Rim do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis.
Aos 67 anos, morador de Canoas, no Rio Grande do Sul, ele teve que deixar sua casa e seu estado para receber tratamento de hemodiálise em Santa Catarina devido às enchentes.
O caso dele não é único. Para acolher os pacientes do estado vizinho neste momento de emergência e solidariedade, o Governo do Estado reorganizou serviços e reduziu a burocracia, como explica a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto:
SONORA
O paciente gaúcho chegou em Santa Catarina na noite do dia seis de maio e na terça, 7, já procuraram atendimento no Hospital Governador Celso Ramos.
A médica nefrologista do serviço de Hemodiálise do HGCR, Carla Wood Schmitz, explica como foi a recepção do senhor Rudinei no serviço de hemodiálise da unidade:
SONORA
Agora, Rudinei da Costa Garcia segue realizando seu tratamento em Santa Catarina e se diz agradecido pelo acolhimento no estado:
SONORA