A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, (SAS) Secretaria de Aquicultura e Pesca, (SAQ) e a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (FEPESC) firmaram esta semana uma parceria para incentivar a venda de pescados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
O intuito é cadastrar o maior número de pescadores do estado e fomentar o setor como explica a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann:
SONORA
A parceria prevê mutirões nas colônias de pescadores para orientação e cadastro dos pescadores. São Carlos, no Oeste do estado, e Florianópolis são as duas primeiras cidades a entrarem a fazer parte do programa.
Mais uma ação é o cadastramento de ostras, marisco e outros produtos na lista de itens que podem ser comprados pelos municípios por meio do programa.
Todas as colônias de pescadores serão mobilizadas para auxiliar na divulgação das informações que servem para fomentar ainda mais o setor.
O Edital do PAA em Santa Catarina tem ao todo R$10 milhões para a compra de alimentos em 130 municípios habilitados.
Ao todo são 414 unidades que estão aptas a receber os itens, entre elas, equipamentos da rede socioassistencial, de segurança alimentar e nutricional, unidades da rede de ensino e de saúde pública ou filantrópica, além de entidades inscritas nos conselhos de Assistência Social.