O governador Antonio Denarium (Progressistas) decidiu conceder o reajuste anual dos servidores. O único reajuste que ele concedeu, em seis anos de gestão, ocorreu nas eleições de 2022, quando concorria a reeleição.
Este ano, e que apoia a candidatura de Catarina Guerra, o reajuste é de 4,62%. Em 2022, quando pleiteava sua reeleição, Denarium concedeu reajuste de pouco mais de 11%.
De acordo com a lei, reajuste deve ser concedido até maio de cada ano. No entanto, somente agora, no auge das eleições, o governador anunciou a revisão anual no salário de todos os servidores.
Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou uma audiência pública para debater o assunto.
“Estamos aqui para reivindicar nosso direito constitucional que deveria ter sido atendido em maio, mas até agora não o foi. Em 2018, nós servidores participamos da intervenção que salvou o Estado. Permanecemos de 2019 a 2021 sem uma revisão geral, acumulando 36% de perdas. Houve excessos de arrecadação, o orçamento do Governo dobrou, mas nossos direitos não foram respeitados. Somos nós, servidores da saúde, da segurança e administrativos, que sustentamos o Estado”, destacou Francisco Figueira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais de Roraima (Sintraima).
“O que foi apresentado pelo Governo, senhores, já sabem, é o impacto financeiro. O que quero dizer agora é que o governador precisa dar o aval. É o mínimo que o servidor pede”, cobrou Josefa Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter).
Fonte: Da Redação