A cadeia produtiva de palmito de Santa Catarina é a segunda maior na produção nacional (IBGE/2017), para ampliar e incentivar esse setor, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) realizou nesta quinta-feira (10) o lançamento da Câmara Setorial das Palmeiras Cultivadas, no Cetreville, em Joinville, com a participação de produtores, empresários e autoridades.
As Câmaras Setoriais são importantes fóruns de discussão entre os diversos elos das cadeias produtivas, constituídas de forma paritária entre sociedade civil e Governo, com a coordenação da SAR.
A formação desta Câmara Temática foi aprovada e regulamentada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural).
Segundo o secretário de Estado da Agricultura Pecuária, Valdir Colatto, a Câmara Setorial ouve o setor e junta inteligências para alavancar o agro catarinense:
SONORA
A exploração de palmito e polpa, impacta a economia local e regional de Santa Catarina, o que inclui comércio de produtos relacionados, serviços, mudas e sementes, agroindústrias e o fortalecimento da economia em áreas rurais.
O setor de Palmeiras Cultivadas tem grande potencial, são 2878 produtores no estado, 23 mil hectares cultivados e 63 agroindústrias. A movimentação econômica chega a R$ 633 milhões, com 24,6 mil toneladas produzidas e 21,3% da produção nacional.
Durante o evento também foi entregue certificado de reconhecimento a produtores pela contribuição no desenvolvimento da cadeia produtiva das palmeiras cultivadas.