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Semana do Servidor Público debate inovação da corporação

Fotos: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro a Semana do Servidor Público, com o tema “Criando conexões, fomentando inovações”. O evento, parte do Treinamento de Rotinas Administrativas (CRAD), reuniu especialistas de diferentes áreas da corporação para compartilhar iniciativas inovadoras e boas práticas que estão transformando os serviços prestados à sociedade catarinense. 

“Aproveitamos a oportunidade da semana do servidor público para reunir nossos colaboradores, militares e civis e dialogar sobre os rumos da corporação e as inovações que vêm sendo implementadas no CBMSC”, destaca o coronel Fabiano Bastos das Neves, Comandante-Geral do CBMSC. “Nosso objetivo, além de dar transparência sobre o processo de evolução da organização e de envolver o nosso efetivo, fazendo com que ele se sinta parte do todo, é propiciar as condições para a integração dos mais diversos setores da corporação para que essa sinergia promova uma cultura organizacional positiva e se transforme em melhorias no nosso serviço prestado à população catarinense”, complementa.

“A gestão operacional do CBMSC tem se beneficiado diretamente dessas inovações”, afirma o coronel Jefferson de Souza, subcomandante geral. “Quando fortalecemos nossa cultura de projetos e modernizamos nossos processos, o resultado é um atendimento mais ágil e eficiente nas ocorrências. É um ciclo positivo onde a melhoria da área meio impacta diretamente nossa atividade fim”, ressalta. 

“A inovação não é mais uma opção, é uma necessidade para mantermos a excelência do nosso serviço”, destaca o major Rodrigo Ghisolfi da Silva, da Divisão de Tecnologia da Informação, que apresentou as conquistas tecnológicas recentes do CBMSC. “Estamos implementando soluções que não apenas modernizam nossos processos internos, mas também melhoram significativamente o atendimento ao cidadão”, complementa.

Entre os destaques do evento estiveram temas como inteligência artificial na rotina bombeiro militar, inovações na área correcional, avanços em segurança contra incêndios e o uso de metodologias ágeis na gestão. A programação também abordou iniciativas de impacto social, como o projeto da Lei Lucas, que leva noções de primeiros socorros para profissionais da educação e o programa de Bombeiros Comunitários. 

O subtenente Marcelino Valdi Pires, participante do evento, ressaltou a importância das discussões para o dia a dia da corporação: “Foi muito enriquecedor conhecer projetos inovadores que estão acontecendo em diferentes setores. Saio daqui com várias ideias que podem ser aplicadas no dia a dia do meu setor”, afirmou. Para ele, o formato do evento facilitou a troca de experiências entre os participantes.

A iniciativa faz parte dos esforços contínuos do CBMSC em promover a modernização e a eficiência do serviço público. “Quando falamos em inovação no serviço público, precisamos pensar além da tecnologia. É sobre criar uma cultura de melhoria contínua, onde cada servidor se sente responsável por propor e implementar mudanças positivas”, explica a sargento Jéssica Gabriele Maia dos Santos, do Batalhão de Comando e Serviços do CBMSC, que coordenou a organização do evento.

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