Governo de Roraima premiou unidades de ensino das categorias Urbana, Rural e Indígena por iniciativas voltadas à melhoria da aprendizagem e ao fortalecimento da comunidade escolar
O Governo de Roraima premiou na noite dessa terça-feira (23) as escolas estaduais que se destacaram pela excelência na gestão escolar durante a cerimônia de entrega do Prêmio Estadual de Gestão Escolar Professora Maria Odete Calheiros Pena – Edição 2025.
O evento reuniu gestores, professores, estudantes e autoridades no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e reconheceu experiências exitosas desenvolvidas nas unidades de ensino da rede estadual e contemplou as categorias Urbana, Rural e Indígena.
Criado pelo Governo de Roraima em 2020, o prêmio valoriza práticas inovadoras de gestão escolar que contribuem para a melhoria da aprendizagem, o fortalecimento da participação da comunidade escolar e a promoção de uma educação pública de qualidade.
A secretária de Educação e Desporto, Ana Célia Paz, destacou que a iniciativa representa o reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais da educação.
“Este prêmio valoriza a educação de qualidade feita com a comunidade escolar e reconhece o trabalho inovador das escolas públicas e de uma equipe totalmente engajada. Lidero e reconheço meus colegas nesse processo”, declarou.
Vencedores
Na categoria Indígena, a Escola Estadual Indígena Riachuelo, da comunidade Sucuba, em Alto Alegre, conquistou o primeiro lugar. A Escola Estadual Indígena Lino Augusto da Silva, da comunidade Campo Alegre, em Boa Vista Rural, ficou com a segunda colocação, e a Escola Estadual Indígena Tuxaua Cícero da Silva Pereira, da comunidade Moskow, em Bonfim, recebeu o terceiro lugar.
O gestor da Escola Riachuelo, Disney de Araújo, destacou o trabalho realizado pela equipe escolar. “É o resultado de um trabalho que a gente vem fazendo desde 2023. E não foi fácil. Aceitei o desafio de estar na gestão pela primeira vez e enfrentamos muitas dificuldades. Mas foi a nossa equipe que tornou esse caminho gratificante”, disse.
Na categoria Rural, a vencedora foi a Escola Estadual Sebastião Félix Correa, localizada na Vila Novo Horizonte, em Mucajaí. A Escola de Tempo Integral Professora Genira Brito Rodrigues, da Vila Félix Pinto, em Cantá, conquistou a segunda colocação, enquanto a Escola Estadual Raimundo Carlos Mesquita, da Vila Serra Grande II, também em Cantá, ficou com o terceiro lugar.
A gestora da unidade de Mucajaí, Valdenice da Silva, ressaltou a importância do reconhecimento. “A classificação já era uma vitória, mas o prêmio superou tudo. Esse reconhecimento é mérito dos professores, que conduzem nossos projetos culturais e sociais”, afirmou.
Na categoria Urbana, o primeiro lugar ficou com o Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, de Boa Vista. O Colégio Estadual Militarizado Professora Maria Nilce Macedo Brandão, também da capital, conquistou a segunda colocação, e a Escola Estadual Ana Libória recebeu o terceiro lugar.
A gestora pedagógica do Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, Lourdete Ribeiro, celebrou a conquista. “É muita emoção porque o trabalho é árduo, mas muito prazeroso porque fazer a educação é muito importante”, declarou emocionada.
A coordenadora do prêmio, Maria Nilda Araújo Lima, destacou o rigor do processo de avaliação das escolas participantes. “Tivemos escolas que nos surpreenderam com trabalhos maravilhosos. As avaliadoras foram muito criteriosas. Fomos até as escolas conferir na prática se o que estava no papel realmente aconteceu”, ressaltou.
O post Prêmio Gestão Escolar reconhece boas práticas da rede estadual de Roraima apareceu primeiro em GOVERNO DE RORAIMA.

