A emoção marcou a formatura das turmas profissionalizantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Roraima.
A cerimônia, realizada na noite dessa terça-feira, 22, na unidade administrativa do Sesi-RR, contou com 67 alunos formandos, familiares e instrutores das duas instituições.
Lecionando há mais de 12 anos, sendo cinco deles no Sesi, a professora de Matemática e suas Tecnologias da EJA, Tiane Mâcedo, ressaltou a importância da iniciativa. É que ela permite aos estudantes concluir o ensino médio em menos de 12 meses.
“Trabalhamos com uma metodologia que permite aos nossos alunos concluir o ensino médio em menos tempo do que em outras instituições que oferecem EJA. Para mim, é uma gratidão incrível, pois eles têm dificuldades na vida para concluir o ensino médio e agora têm essa oportunidade”, explicou.
Além do diploma de ensino médio, os estudantes puderam se qualificar profissionalmente de forma gratuita com a EJA. Isso nos cursos de operador de computador, eletricista, instalador residencial, almoxarife e padeiro, oferecidos pelo Senai-RR, com carga horária de 200 horas.
‘Orgulho’
Representando a diretora regional do Senai, o gerente de TI e Comunicação e Mercado, Rodson Ferreira dos Santos, disse que o sentimento é de orgulho. “A gente fica muito feliz porque sabe que não forma apenas profissionais, mas também boas pessoas. E assim como a educação básica, a educação profissional pode ajudar a mudar vidas”, destacou.
Mãe de cinco filhas e avó de um bebê de três meses, a formanda Yunmar Andreina Leon Leon, de 35 anos, destacou a importância de continuar os estudos apesar das dificuldades. “Hoje é uma oportunidade única para não esquecermos que não importa o tempo ou a idade, podemos conquistar as coisas. Pretendo fazer faculdade e continuar estudando para realizar meus sonhos”, comemorou.
De acordo com a diretora da escola do Sesi, Gardênia Cavalcante, o acesso à educação de qualidade gratuita é um compromisso.
“É um grande privilégio da nossa instituição estar contribuindo para o futuro do trabalho em prol de uma sociedade transformada pela educação. O Sesi e Senai fazem todo o possível para que o ensino seja oportunizado da melhor maneira aos nossos alunos, para que isso possa ser um diferencial na hora da escolha de um currículo”, frisou.
Fonte: Da Redação