Avenida Emanoel Pinto, uma das regiões beneficiadas com as redes coletoras assentadas pela CASAN. Foto: Felipe Franco / Casan
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concluiu a implantação da rede coletora na região de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Balneário Piçarras. Os trabalhos foram finalizados na última semana, incluindo a recuperação da pavimentação viária da Avenida Nereu Ramos (margem esquerda).
Agora, os trabalhos estão concentrados no término da segunda Estação Elevatória de Efluentes (EEE), localizada na Avenida José Temístocles de Macedo (Beira-Mar). Essa é a segunda EEE da área de ampliação, que corresponde a Bacia 6, tendo como previsão de término o final do mês de setembro.
Por conta das obras, o fluxo fica liberado normalmente pela Beira Mar até a Rua 1.900, onde há um bloqueio até a descida da Avenida Getúlio Vargas. “Esse bloqueio acontece apenas na região em que a Elevatória está efetivamente sendo implantada. Já finalizamos a parte civil da obra e estamos avançando para a montagem e implantação do sistema elétrico”, explica o chefe de Agência, Lino Aviz.
As EEEs são responsáveis por bombear todo esgoto captado pelas redes coletoras até a Estação de Tratamento (ETE), no Bairro Santo Antônio. A região atendida pela ampliação está concentrada entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte), abrangendo a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o mar e o Rio Piçarras.
Ao final das obras de ampliação, 3.200 unidades serão atendidas com coleta e tratamento de esgoto em Balneário Piçarras, elevando para 37,7% a cobertura de saneamento na cidade. O investimento na infraestrutura de esgoto nessas áreas é de R$ 11,6 milhões.
Ligações não estão autorizadas
A CASAN reforça aos moradores da região de ampliação que ainda não está autorizado fazer as ligações junto ao sistema. Conexões sem autorização da Companhia poderão gerar retorno do esgoto no imóvel ou extravasamentos nas ruas da cidade.
INFORMAÇÕES ONLINE
Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.