Devido ao crescente número da frota de veículos na capital, a Prefeitura de Boa Vista faz constantes readequações nos pontos mais críticos da cidade. Desde a última terça-feira (3), a rotatória do Caranã recebeu sinalização – semáforo – da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), garantindo mais segurança e fluidez no tráfego.
Segundo o secretário da SMST, Felipe Menezes, o local é um ponto crítico, sendo alvo de muitas de reclamações da população. Por lá passam aproximadamente 50 mil veículos em 12h, o que gera um congestionamento acentuado nos horários de pico. Assim, um estudo técnico de tráfego da equipe de engenharia de trânsito constatou a viabilidade da implantação do ponto semafórico.
“Os semáforos têm um papel importante no trânsito das cidades. Eles organizam e controlam o tráfego de veículos. No local, no horário de pico, somente uma via conseguia ter acesso à rotatória, deixando as demais congestionadas. Agora, com o semáforo todos terão tempo corretos de entrar e seguir com o seu destino”, explicou.
De acordo com o secretário o semáforo está em fase de adequação. “A equipe está no local em todos os horários, ajustando os tempos, fazendo as mudanças e ajustes necessários para o trânsito fluir da melhor maneira possível. Solicitamos a colaboração dos condutores, se atentando às sinalizações dos semáforos, não avançando sobre o sinal vermelho. Isso só trará benefícios”, reforçou.
Investir em sinalização é garantir mais segurança
Desde 2021, foram instalados 16 semáforos, que somados aos que já existem, totalizam 93 pontos semafóricos em toda a cidade. Além disso, a prefeitura implantou 2.412 placas de sinalização vertical e fez então, a manutenção de outras 5.025, bem como fez a pintura horizontal de 146.472m2 de vias.
Acidentes de trânsito em Boa Vista
Em 2023, Boa Vista registrou então, 2.125 acidentes de trânsito com feridos. Dados da SMST mostram que entre os meses de janeiro a abril do ano passado, foram 763 sinistros. Como resultado, mesmo período de 2024, foram contabilizados 695 acidentes de trânsito com feridos. Isso representa uma redução de 8,9%.
Fonte: Da Redação