NOTÍCIAS

Abrigo municipal de idosos em Boa Vista recebe os primeiros moradores

Cinco idosos já receberam acolhimento no primeiro abrigo municipal de Boa Vista – Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

O abrigo municipal de Boa Vista já iniciou as atividades de acolhimento, cuidado e proteção. O local recebeu os primeiros moradores, cinco idosos encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo Ministério Público Estadual (MPRR).

Os acolhidos têm acesso a atividades culturais, educativas, lúdicas e de lazer na comunidade. O abrigo, inaugurado no início deste mês, conta com mais de 40 profissionais, entre eles enfermeiros, cuidadores de idosos, técnicos em enfermagem, cozinheiros, auxiliares de cozinha e terapeuta ocupacional.

“Estamos em processo de adaptação, visto que é o primeiro Serviço de Acolhimento Institucional para pessoa Idosa do município. Conversamos com os acolhidos para entendermos a dinâmica de cada um. Assim proporcionamos um ambiente acolhedor, onde os idosos recebem cuidados, atenção e afeto, promovendo seu bem-estar”, disse a gerente do abrigo, Luciana Aguiar.

O serviço de acolhimento é responsável por coordenar e dar atenção integral até dez pessoas com mais de 60 anos, bem como defender a dignidade e direitos dos idosos. A inserção ao serviço é feita quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares.

Recebem atendimento do abrigo idosos que não dispõem de condições de permanecer com a família. Ou seja, aqueles que têm vivência de situações de violência e negligência, em situação de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos. Idosos com deficiência também recebem acolhimento para prevenir exclusão e isolamento.

A Instituição atende as necessidades básicas dos acolhidos como vestuário, calçado e alimentação. Além disso, possui quartos, cozinha e uma ampla área de lazer em um ambiente acolhedor com condições de acessibilidade, higiene, salubridade, segurança e privacidade.

Fonte: Da Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *