NOTÍCIAS

Parque Tecnológico de Sorocaba passa a contar com unidade do UpLab Senai-SP – Agência de Notícias

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) passa a contar, a partir desta sexta-feira (24), com uma unidade do UpLab Senai-São Paulo, que será inaugurada oficialmente nesta data no complexo. O novo espaço consiste em um ambiente de empreendedorismo e inovação industrial, criado com a finalidade de impulsionar e acelerar a conexão entre empresas e startups e o mercado.

A solenidade de inauguração está marcada para as 11h, contando com a presença de autoridades, empresários, representantes de startups e dirigentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) de São Paulo.

De acordo com o supervisor de Empreendedorismo Industrial do Senai-SP, Guilherme Castellini, o UpLab tem como principal objetivo estimular a criação de novos negócios e tecnologias, promover a tração mercadológica e tecnológica de startups e a inovação aberta, além de desenvolver a cultura intraempreendedora nas indústrias, gerando impacto socioeconômico. Segundo ele explica, “por meio da inovação aberta, o UpLab facilita a colaboração entre startups e indústrias, permitindo que as empresas trabalhem juntas para desenvolver novos produtos, bem como novas tecnologias e soluções, contribuindo para as empresas se manterem competitivas e inovarem constantemente”.

Além disso, no âmbito econômico, esse ecossistema proporciona o acesso de startups a recursos, fontes de fomento e editais que dão suporte ao seu desenvolvimento, enquanto, no ambiente corporativo, as indústrias podem desenvolver a cultura empreendedora, além de capacitar seus colaboradores para expandir a mentalidade intraempreendedora, fomentando a geração de novas ideias e soluções para lidar com os desafios internos. “A concentração de setores-chave em Sorocaba e região, como automotivo e de metalurgia, cria um ambiente propício para essa sinergia”, ressaltou o representante do Senai-SP, completando que a escolha do PTS para a sua implementação em Sorocaba é estratégica.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca a relevância do papel do PTS nesse contexto. “O UpLab Senai vai ao encontro do propósito do PTS, uma vez que envolve toda a rede com o conhecimento de especialistas das diversas áreas tecnológicas e conexões com os atores do sistema, abrangendo um conjunto de serviços que transformam ideias e projetos em soluções inovadoras. Para nós, do Parque Tecnológico, poder contar com o apoio de um órgão, como o UpLab Senai, em nosso ecossistema só fortalece a nossa missão”, destacou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *