NOTÍCIAS

Jorginho Mello se reúne com prefeitos e cobra agilidade ao Governo Federal para ajuda ao Alto Vale do Itajaí – ACN

O governador Jorginho Mello esteve neste sábado, 25, em Rio do Sul para um encontro com prefeitos da Associação Dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e lideranças locais. A reunião serviu para tratar da reconstrução das cidades e da ajuda à população afetada pelas fortes chuvas dos últimos dois meses.

Jorginho Mello pediu ao Governo Federal que a parte da ajuda que vem de Brasília venha o mais breve possível para os municípios catarinenses e que os prefeitos, que ainda esbarram na burocracia, agilizem os pedidos de auxílio. “O que todos nós queremos é que vocês consigam acertar a documentação e que chegue mais rápido, e que a validação e análise seja o mais rápido possível e que o dinheiro chegue para vocês. Tudo que a gente pôde fazer em questão humanitária a gente fez. Todos vocês são testemunhas disso”, disse o governador.

JICA

Além do socorro imediato, com ajuda humanitária e recursos para limpeza e reconstrução das cidades, o governador Jorginho Mello também mostrou atenção aos projetos de prevenção e proteção aos catarinenses. Ele pediu que seja incluído do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) dinheiro para essa finalidade. “Incluir no PAC obras da JICA para que a gente consiga efetivamente colocar dinheiro para fazer dragagem, pra fazer barragem. Duas barragens o governo vai iniciar, as de Mirim Doce e Petrolândia”, disse.

O ministro Waldez Góes disse que “o governo de Santa Catarina apresentou as suas prioridades e estão contemplados lá 11 projetos estruturantes. E tem uma discussão sobre um estudo antigo feito aqui pela Jica que pode se traduzir também em novos projetos que me parece ser uma grande prioridade de Santa Catarina, do Governo do Estado, das prefeituras, da bancada federal e vamos fazer reunião especificamente para isso, pra que juntos possamos levar ao presidente demandas novas relacionadas à prevenção”.

O projeto em questão foi desenvolvido pela Japan International Cooperation Agency (Jica), a partir de 2009 contemplando um estudo de toda a bacia do Itajaí. O resultado é um plano de ações e obras para mitigação de enchentes e enxurradas que historicamente afetam a região do Alto Vale.

Texto: Christiano Vasconcellos / Secom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *