NOTÍCIAS

Segunda Audiência Pública para revisão do Plano Diretor será hoje (22) em Boa Vista

Foto: Sem uc BV

O cidadão boa-vistense tem mais uma oportunidade de colaborar com a revisão do Plano Diretor da Capital. Nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 18h30, na Praça Germano Sampaio (entrada pela rua Delman Veras), acontece a segunda audiência pública, onde serão apresentadas as diretrizes e propostas que surgiram durante o processo de consulta à população e à sociedade civil organizada.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Boa Vista vem se reunindo com a população em diversos locais da cidade, tanto na área urbana, como na rural e em comunidades indígenas, para ouvir pessoalmente as sugestões, opiniões e necessidades de quem vive na cidade. Neste processo, também foram ouvidas as universidades, entidades de classe e sindicatos.

Agora, o novo Plano Diretor está prestes a se tornar um Projeto de Lei. Mas antes desse passo, é preciso validar tudo o que foi proposto ao longo desse processo nesta audiência pública. O presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Sérgio Pillon, destacou a importância da participação popular.

“A orientação do prefeito Arthur Henrique foi que ouvíssemos toda a população, fazendo com que todos se sintam parte desse processo. Quando ouvimos as pessoas e consideramos suas opiniões, contribuímos significativamente para a melhoria da gestão pública”, pontuou.

O processo – As primeiras escutas ocorreram entre os meses de março e maio, com encontros na área urbana, rural e em comunidades indígenas. Dessas primeiras reuniões surgiu o diagnóstico técnico, uma análise detalhada e abrangente das condições, características e desafios existentes na cidade. O diagnóstico foi apresentado à população na primeira audiência pública, promovida no mês de agosto, na Praça Clotilde Thereza Duarte de Oliveira, no Nova Cidade.

A etapa seguinte foi a de elaboração de propostas com uma nova rodada de escutas. Os encontros para o levantamento de propostas ocorreram entre os meses de setembro e outubro, mais uma vez por meio de reuniões comunitárias na área urbana, rural e nas comunidades indígenas, bem como em encontros com universidades, entidades de classe e sindicatos. As propostas levantadas serão validadas na segunda audiência pública.

Plano Diretor – Este é um importante instrumento de ordenamento urbano utilizado para orientar o desenvolvimento e a expansão da cidade de forma planejada e sustentável. Ele estabelece diretrizes, metas e normas para diversos aspectos do crescimento urbano, como o uso do solo, o sistema viário, o saneamento básico, a habitação, o meio ambiente, entre outros.

Para saber mais sobre o processo de trabalho, basta visitar o site https://boavista.rr.gov.br/plano-diretor. Lá estão disponíveis todas as ações desenvolvidas e produtos produzidos até o momento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *