NOTÍCIAS

Programa antidrogas da PF forma mais 200 estudantes

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Nesta sexta-feira (24), aconteceu a formatura do programa #TamoJunto 2.0, uma iniciativa do Grupo de Prevenção ao uso indevido de Drogas da Delegacia de Polícia Federal em São José dos Campos, em parceria com a Prefeitura e a Diretoria Regional de Ensino.

A solenidade de encerramento aconteceu em duas escolas estaduais do município e capacitou 200 estudantes dos oitavos anos do Ensino Fundamental.

No período da manhã, foram os alunos da Escola Estadual Professora Ana Herondina Soares Schychof, no bairro Vista Verde (região leste), que receberam os certificados. No período da tarde, a solenidade aconteceu na Escola Estadual Prof. Diácono Hamílton Bontorim de Souza, localizada no Altos da Vila Paiva (região norte).

O programa #TamoJunto 2.0 trabalha diversos aspectos relacionados as influências sociais e habilidades de vida associadas à prevenção ao uso de drogas, além de abordar assuntos sobre o poder de escolha e futuro dos jovens.

Quem abraçou a causa foi o agente da Polícia Federal e voluntário, Alexandre Pereira Benevides de Araújo, que ministrou as aulas. “É um trabalho voluntário, a gente busca ajudar a sociedade como pode. É um programa muito completo, trabalhamos a construção do pensamento crítico para que o jovem tenha condições de pensar no futuro”, explica.

Em 2023, o programa formou quatro turmas. Segundo o chefe-substituto da Polícia Federal, Paulo Celestino Bittencourt Kisner, a iniciativa contribui para a formação dos jovens. “Através das palestras e aulas conseguimos conscientizar os jovens sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, e ao uso de bebidas alcoólicas ainda nesta fase de formação de vida deles”.

Vidas transformadas

Os ensinamentos passados pelos policiais já trouxeram resultados positivos dentro de sala de aula, é o que percebeu a aluna Beatriz Gabriele Theodoro, de 14 anos. “A nossa sala estava muito desunida, e as aulas aproximaram a gente, passamos mais tempo juntos e foi muito bom”.

O joseense, Pedro Miguel Fernandes de Souza, explica que o #TamoJunto é uma oportunidade de construir uma cidade melhor e a formar jovens mais conscientes. “Tudo o que aprendemos vai fazer muita diferença para a nossa convivência com os amigos e com a família. Faz a gente pensar bastante sobre o futuro e ter uma ideia melhor do que queremos para a nossa vida. Foi um projeto maravilhoso e que pode transformar muitas vidas.”

Prevenção

São José dos Campos é a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o programa #TamoJunto 2.0, cuja aplicação se iniciou em 26 de junho e seguiu ao longo do segundo semestre letivo, em 12 encontros entre alunos do 8º ano e policiais federais voluntários.

Empenhada na prevenção às drogas, a Prefeitura de São José dos Campos também possui uma rede ampliada para oferecer suporte às famílias e adictos.

A cidade conta com a Assessoria de Atenção às Drogas, que realiza atividades voltadas para a construção de uma cidade protegida do uso prejudicial de álcool, tabaco e outras drogas.

Atua na prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social dos dependentes químicos e usuários de substâncias psicoativas, além da organização e coordenação de ações na repressão do repasse e do consumo de álcool e drogas.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *