NOTÍCIAS

Cícero Lucena autoriza a construção da 9ª USF na ampliação dos serviços na Capital

O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta quarta-feira (29), em Paratibe, a construção da 9ª Unidade de Saúde da Família (USF) na Capital, só na atual gestão municipal. O objetivo é avançar para que a cidade volte a ter 100% de cobertura dos serviços básicos de saúde ofertados à população.    

O equipamento – o quinto só na zona Sul da Capital, que é a região com maior crescimento populacional da cidade, já teve as obras iniciadas na Rua Oscar Lopes Machado, onde o prefeito vistoriou os trabalhos e projetou mais avanços na Saúde da Capital. O investimento da gestão municipal é de R$ 2,2 milhões e a previsão de conclusão é maio de 2024. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é de que 16 mil pessoas sejam beneficiadas.  

“Para se ter uma ideia, isso representa que nós estamos a passos largos para acabar com a vergonha das áreas descobertas. Com mais essa unidade, vamos atender uma população que, hoje, está sobrecarregando outras unidades. Além de poder contar com um melhor atendimento, vai melhorar muito onde eles hoje são atendidos. É o caminho da saúde para fazer uma saúde mais justa, mais humana, competente, eficiente e humanizada. Por isso que estamos afirmando cada vez mais João Pessoa cada vez melhor”, afirmou o prefeito.  

A USF vai contar com um espaço confortável, com serviço informatizado e ambientes climatizados. Serão quatro equipes com médico, enfermagem, agentes de saúde, odontologia e farmácia, vacinas, entre outros serviços, como saúde da mulher, exames e clínico geral. O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, disse que a gestão municipal também vai superar a marca de 40 novas equipes de saúde da família atendendo a população.  

“O prefeito Cícero está fazendo mais unidades de saúde do que os últimos 16 anos de administração. Então, os números falam por si só. A assistência hospitalar é outra, a assistência especializada é outra, não há área descoberta, ela na realidade sempre foi assistida com o ‘Saúde mais perto’, que tem aí uma participação muito grande. Então, é um cuidado especial com o pessoense, que é a marca da administração”, afirmou o secretário.  

A moradora Maria de Lourdes, que nasceu e cresceu em Paratibe, disse que apenas uma USF atende a região. Ela afirmou que o equipamento chega para atender uma das maiores necessidade dos moradores. “Essa nova unidade vai trazer mais acesso, acessibilidade para a comunidade, um olhar diferente pra gente. Por isso que o prefeito colocou a cidade que cuida, para mostrar esse cuidado com a gente. Eu sou nativa desta comunidade e a família continua toda aqui, precisando de um olhar carinhoso”, afirmou.                        

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *