NOTÍCIAS

Campanha Dezembro Vermelho tem início em Nova Iguaçu

Quem passou pela praça Rui Barbosa, no Centro, nesta sexta-feira (1°), Dia Mundial da Luta Contra a Aids, pode ver o início das ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu em alusão a campanha Dezembro Vermelho, iniciativa voltada à conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O ônibus itinerante estacionou no local, oferecendo atendimento odontológico, testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de agendamento de exames de sangue, imagem, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.

A expectativa é que o ônibus visite outros nove bairros de Nova Iguaçu, buscando levar os serviços de saúde para mais perto da população.

“Vamos intensificar as informações e testagens para infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV, hepatites e sífilis, para que possamos diagnosticar e tratar. Essa conscientização se estende às ações do ônibus e às unidades básicas de saúde”, explica o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, que acompanhou o início das atividades da campanha, que estão planejadas para todo o mês de dezembro. “A partir de hoje será recomendado que a testagem para HIV seja incluída nos pedidos de exames de sangue de rotina, pré-natais e operatórios da nossa rede de saúde”, completa.

O guia de turismo Gilleard Nascimento, de 33 anos, passava por Nova Iguaçu nesta sexta quando reparou a movimentação na Praça Rui Barbosa. Ele aproveitou para ir até o local e fez testes rápidos para IST. O morador de Belford Roxo elogiou a iniciativa, que chama a atenção de quem normalmente frequenta a região.

“É um evento importante, trazendo informação sobre a Aids, o vírus HIV e também levando saúde para quem precisa. Eu estava passando e decidi fazer os testes. É sempre bom a gente estar se cuidando”, ressalta.
Além de cuidar da saúde, a população também pôde aproveitar ações de bem-estar, como o corte de cabelo, trancistas e maquiagem, criando um ambiente mais acolhedor. Moradora do bairro de Miguel Couto, Sabrina Ferreira foi uma das que conseguiu agendamento para exames de ultrassonografia e mamografia.

“Vim em uma empresa aqui do lado e percebi o ônibus. Decidi ver do que se tratava e aproveitei que preciso dos exames para me informar. Hoje consigo sair com o encaminhamento. É muito importante cuidar da saúde”, completa.

Ônibus visita três bairros na próxima semana

Na próxima segunda-feira (4), os moradores de Vila Operária irão receber a visita do ônibus da saúde, que irá atender na Praça Confiança, que fica localizada na rua Barroso, n° 38. Já na quarta-feira (6), a ação acontece em Austin, na rua Coronel Monteiro de Barros, ao lado da base do Segurança Presente. Na sexta (8), será a vez do bairro da Prata receber os serviços. O ônibus estaciona na rua José Roberto Domingos, em frente ao Campo do Manhoso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *