NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Fórum de Temáticas Esportivas completa ciclo de eventos em 2023 com 230 municípios alcançados

Sedese / Divulgação


Ao longo de 2023, a Subsecretaria de Esportes (Subesp) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), realizou 15 fóruns de discussões a respeito do esporte mineiro. O Fórum de Temáticas Esportivas (Forte), como foi nomeado, abrangeu todas as 22 Diretorias Regionais Sedese (DRS) em 15 encontros, e reuniu mais de 230 municípios, com a participação de mais de 560 profissionais ligados à área, entre gestores municipais, profissionais de educação física, acadêmicos, conselheiros, representantes legislativos, dentre outros.

A última edição do Forte em 2023 foi realizada nessa terça e quarta-feira (5 e 6/12) em Curvelo, reuniu 11 municípios e 39 participantes da Regional local e também da DRS de Diamantina. Como ocorreu nas outras 14 edições, os principais pontos de discussões envolveram o “Esporte para o Desenvolvimento Social e Saúde Geral”, “Esporte Educacional” e “Esporte para Excelência”.

“Achei o Forte um evento sensacional, a Regional nos acolheu e realizamos um evento muito bom. De aproximação mesmo. Todos os municípios que participaram, elogiaram e agradeceram aos idealizadores do Fórum. Por ser a última edição, houve um tom de despedida, mas, também, de objetivo concluído e esperança para o que tem por vir. O espaço de construção e de proximidade foi criado e agora esperamos que a semente plantada cresça, dê frutos e que esse momento se repita em breve”, celebrou Ester Borges Oliveira, analista de Projetos Esportivos da Diretoria de Gestão da Lei de Incentivo ao Esporte da Subesp.

De acordo com Arthur Duarte, da Sedese, o Forte veio pra ser um divisor de águas no curto e médio prazo para as políticas esportivas em Minas Gerais.

“Poder levar qualificação e poder ouvir a realidade local são os marcos que o Forte deixa para Minas Gerais. As mais de 800 propostas serão parte fundamental para o curto e médio prazo no aprimoramento das políticas públicas esportivas no estado. Saber que elas vieram da comunidade torna o processo ainda mais legítimo. Que venha o encontro estadual de 2024 com a devolutiva das questões colocadas”, frisou.

Segundo o Professor Lácio César, conselheiro regional do CREF6/MG e figura presente em todas as 15 edições do Forte, “ao fim desta longa jornada, tenho absoluta certeza do sucesso do Forte no processo de construção de um planejamento de longo prazo para o esporte de Minas Gerais. O sentimento de pertencimento dos participantes ficou claro e evidente. Com absoluta convicção eu acredito que a Subesp deu um passo importante de aproximação de seus agentes promotores do esporte de Minas Gerais”, ressaltou.

O Forte terá um encontro estadual em 2024 para apresentar respostas às questões elaboradas pela comunidade esportiva mineira em data a ser definida pela Subesp.

O Fórum de Temáticas Esportivas é uma realização da Sedese, por meio da Subesp e conta com a parceria do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6-MG) e o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM).

Números do Forte em 2023

  • 15 cidades receberam o encontro presencial, durante dois dias em cada um;

  • 230 municípios participantes;

  • 566 participantes de diversos setores;

  • 225 horas de evento no total;

  • cerca 800 propostas colhidas;

  • 9.612 quilômetros percorridos em todo o estado;

  • mais de 50 profissionais envolvidos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *