NOTÍCIAS

Evento na Zona Norte fala sobre a conscientização e combate à Aids – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta segunda-feira (11/12), programação especial no Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro, para a campanha do Dezembro Vermelho, o mês de conscientização e combate à Aids. Haverá palestras com médicos, infectologistas e psicólogos falando sobre o HIV e a importância da informação para a prevenção e a quebra de estigmas. A abertura do evento será às 12h, no auditório da CETAPE, com entrada gratuita.

A comunicação é essencial para conscientizar a população sobre a doença. Serão ao todo nove palestras abertas para o público em geral para falar de prevenção, tratamento, soropositividade na gravidez, direitos do soropositivo e saúde mental. O objetivo da Gerência de IST/AIDS da SMS em levar o evento para a comunidade é quebrar o estigma da doença pelo conhecimento, além de garantir o acesso à saúde e informação aos portadores do vírus.

A SMS vem promovendo ações da campanha do Dezembro Vermelho, durante todo este mês, para engajar profissionais e usuários sobre a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. O evento nesta segunda-feira é mais uma iniciativa para garantir o acesso à informação e incentivar a procura pelas unidades de saúde.

Entre os assuntos a serem abordados pelas palestras estão os avanços do município, que oferece todo o tratamento, diagnóstico e prevenção ao vírus do HIV. Quando o diagnóstico é feito precocemente, o paciente pode iniciar o tratamento de imediato e recebe orientação e medicação, como a profilaxia pré-exposição (PrEP), retroviral que deve ser usado por pessoas não infectadas pelo HIV, a fim de se evitar a infecção durante a relação sexual.

Outro avanço da cidade foi a inauguração do Centro Especializado em Infectologia Valda do Borel (CEI). Localizada na Policlínica Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira, a unidade é referência para o acolhimento e o acompanhamento de pessoas diagnosticadas com HIV, hepatites virais, hanseníase e tuberculose. Todo o serviço multidisciplinar disponível na unidade será apresentado e explicado para o público, mostrando como o serviço da rede municipal vem crescendo na luta contra a Aids.

Categoria:

  • 8 de dezembro de 2023
  • Marcações: Aids conscientização e combate à Aids Dezembro Vermelho HIV Instituto Municipal Nise da Silveira palestras saúde

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *