NOTÍCIAS

Parceria Estratégica: CIASC e Dataprev unem forças para expandir seus portfólios – ACN

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) firmaram um termo de cooperação para promover a consolidação de serviços relacionados à gestão documental, tendo a operacionalização estabelecida de forma bilateral pelas duas empresas. O acordo foi assinado pelo presidente do CIASC, Leandro Berti, e pelo diretor de Relacionamento e Negócios da Dataprev, Alan Santos, nesta semana, em Florianópolis.

Para o presidente do CIASC, essa parceria com a Dataprev é um marco na história das empresas. “Vamos conseguir realmente irrigar os municípios com serviços dos mais variados tipos e de forma integrada, onde o CIASC tem um protagonismo, em conjunto com a Dataprev, trazendo mais valor para o cidadão na ponta. Apesar de termos pressa, estamos fazendo da melhor maneira possível, para atender ao cidadão da melhor forma e com agilidade. Isso abre um leque de oportunidades imenso, tanto para o Governo do Estado como para o Governo Federal, e vai trazer cada vez mais desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina”, destacou.

Segundo Alan Santos, a pauta inicial da cooperação está centrada na oferta do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!) da Dataprev aos clientes do CIASC no âmbito estadual e municipal. Outra prioridade é a integração do SEI! ao CIASC Eternal, conectado aos serviços da Dataprev à plataforma de digitalização e guarda segura de documentos e processos desenvolvida pela estatal catarinense. Uma ação também na parte de infraestrutura já deve começar a ser estruturada nestas primeiras semanas de execução do acordo.

“Esse acordo de cooperação é um instrumento de conexão entre o CIASC, que representa as empresas que atuam em âmbito estadual, com a Dataprev, que traz uma série de serviços do Governo Federal. É a oportunidade de a gente criar uma sinergia com várias frentes, como a de documentos, transformação digital, dados dos cidadãos, serviços em geral. É um instrumento que dá uma abertura grande para que os desafios do Estado cheguem e a gente possa colaborar com a solução, da mesma forma que o Governo Federal também possa trazer os desafios e tenhamos a colaboração para que a coisa aconteça mais próxima do cidadão, conectado não só ao Estado, mas também aos municípios a partir da atuação do CIASC”, comentou o diretor da Dataprev, Alan Santos.

A parceria confere, ainda, maior credibilidade, capilaridade e alcance de soluções consolidadas pelo CIASC, como o Eternal, permitindo que os serviços tenham maior estrutura para ofertas comerciais e entregas alinhadas aos interesses das empresas públicas que possuem interesses mútuos. Por meio de soluções computacionais em Nuvem e a possibilidade de oferta de serviços estruturados em ambientes de Data Center de Governo, a operação conjunta trará aos clientes públicos e ao cidadão serviços condizentes com as melhores práticas de compliance.

A expectativa é de que a cooperação já traga resultados em curto prazo, contando com a sinergia que esse novo modelo de interação entre as instituições oferece.

O acordo tem um período inicial de vigência de 60 meses, mas pode ser estendido, posteriormente, por mais 60 meses. Por não contar com valores financeiros de forma direta, a parceria pode ser atualizada ao longo do tempo. “O termo de cooperação cumpre o papel de ser uma primeira etapa de um processo e, na medida que a gente tem os serviços, podemos trazer mais elementos em aditivos e extensões de acordo com as soluções que vão sendo apontadas”, frisou Alan Santos.

Secretaria da Fazenda e da Administração conhecem a parceria

Para apresentar as iniciativas que serão desenvolvidas a partir do termo de cooperação entre o CIASC e a Dataprev, foram realizadas também outras duas agendas, uma na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) e outra na Secretaria de Estado da Administração (SEA).

O secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, falou sobre o planejamento de governo e como as propostas de atuação passam por tecnologia. “A gestão do governador Jorginho se baseia em três pilares, que são: pessoas, tecnologia e inovação, e relação com a sociedade. Entendemos a necessidade de buscar bons exemplos e parcerias, e queremos construir soluções em conjunto”, comentou.

Já o secretário de Estado de Administração, Moisés Diersmann, comentou os desafios enfrentados pela administração pública frente à iniciativa privada no que tange os investimentos em inovação e tecnologia: “Essa parceria será valiosa para nós. Com ela, vamos poder trazer as melhores soluções e tecnologias do mercado e, a partir delas, analisar onde não estamos tão bem assim para poder aprimorar cada vez mais os projetos entregues pelo Estado”.

Para o presidente do CIASC, além de formalizar a parceria, a intenção das agendas foi alinhar com o Estado as estratégias que vêm sendo adotadas e os benefícios advindos a partir delas. “Mostramos ao Estado que estamos com essa postura de reduzir os custos, trazendo a economicidade à administração pública. Como a Dataprev tem um amplo portfólio e atende a muitas instituições, colocando mais uma pessoa, ou seja, o Estado de Santa Catarina, nós vamos conseguir diluir o custo desses serviços, oferecer produtos com mais qualidade e um preço melhor para quem precisa, que é o município e o cidadão”, ressaltou.

Participaram também os assessores João Lopes e Hermes Dourado pela Dataprev. Do CIASC, estiveram também os vice-presidentes de Mercado, Rafael Glavam, o Administrativo e Financeiro, Diego Ricardo Holler, o Institucional, Nilson da Rosa e o de Tecnologia, Vanio Rodrigues. Pela empresa Oais, parceira do CIASC, estiveram o CEO, Roberto Carminati, e Ângela Mariana Panato Ghislandi de Melo.

Texto: Mariana Eli

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *