NOTÍCIAS

Nova Iguaçu inicia Semana Municipal de Enfrentamento à Dengue

Nova Iguaçu inicia Semana Municipal de Enfrentamento à Dengue




A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Superintendência de Vigilância Ambiental em Saúde (SUVAM) da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), lança, na próxima segunda-feira (11), a Campanha de Enfrentamento à Dengue. Equipes da SUVAM vão percorrer os bairros para conscientizar a população sobre maneiras de prevenção à doença. Os primeiros locais visitados serão a Praça Rui Barbosa, Calçadão, Estação de Nova Iguaçu, Via Light (Nilo Peçanha) e o terminal rodoviário, no Centro. As ações contarão com o apoio da Atenção Primária e da Vigilância Epidemiológica.

Às vésperas do verão, as ações de intensificação de combate à dengue são importantes aliadas contra a proliferação e surgimento de novos casos. Os Agentes de Combate a Endemias vão visitar residências para orientar, prevenir e conscientizar moradores sobre a importância de acabar com possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Eles vão identificar focos de criadores e realizar tratamentos com larvicidas em pneus, caixas d’água, recipientes de plantas e outros locais que contenham água parada.

Além disso, os Agentes de Combate à Endemias, também atuarão conscientizando a população da importância dos 10 minutos contra a dengue, orientando sobre como acabar com focos de mosquito e manter suas casas seguras.

O secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Nobre Cavalcanti, explica que o plano de enfrentamento contra à dengue foi elaborado com base nos dados fornecidos pelos Agentes de Combate a Endemias. De janeiro a outubro deste ano, Nova Iguaçu registrou 371 casos de dengue.

 “Os Agentes de Combate a Endemias realizaram mapeamento dos casos de dengue e onde o mosquito Aedes Aegypti tem mais presença nos bairros de Nova Iguaçu, e, com base nisso, formulamos estratégias de enfrentamento tendo como prioridade esses locais. É importante lembrar que com o verão chegando, precisa-se ter mais cuidados para que a dengue, a zika e a  chikungunya não ganhem força”, disse o secretário.

Medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti:

Tampe os tonéis e caixas d’água e lixeiras;

Mantenha calhas sempre limpas;

Deixe garrafas e recipientes com a boca para baixo;

Mantenha lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água;

Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia; e

Limpe e coloque tela nos ralos.

Confira abaixo o cronograma completo das ações:

11 a 15 de dezembro

Centro I

Praça Rui Barbosa;

Calçadão;

Via Light (Nilo Peçanha);

Rodoviária

Centro II

Largo do Rancho Novo;

Praça da Viga;

Estrada do Iguaçu;

Jardim Tropical

13 a 15 de dezembro:

Cabuçu

Praça de Cabuçu

Praça do Valverde

Palhada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *