NOTÍCIAS

Palestra sobre a exposição “Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba” acontece nesta sexta-feira (15) no Pátio Cianê Shopping

Foto: Fernando Resende

Por: Évelyn Azevedo

A exposição “Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba”, exibida no Bloco B, Piso 1 do Pátio Cianê Shopping, no Centro da cidade, recebe nesta sexta-feira (15), às 19h, o artista responsável pelas obras, Santiago Ribeiro para uma palestra. Toda população presente poderá conhecer um pouco mais da história ao redor da Praça Fernando Prestes, retratada na mostra.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio do shopping, a exposição tem como objetivo levar a arte sempre para perto da população sorocabana e valorizar os artistas locais.

O projeto, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) de Sorocaba 2022, já passou pela Sala Fundec e na Universidade de Sorocaba (Uniso), abordando a história de Sorocaba ao redor da Praça Fernando Prestes, com base no livro de Lucinda Ferreira Prestes, que leva o mesmo nome da exposição e foi lançado em 1999. Fazem parte da exposição as seguintes obras: Casa Paroquial (anexo à Catedral), Gabinete de Leitura, Casarões da Rua São Bento, Sobrado da Boulevard Braguinha, Convento Santa Clara e Padaria Royal.

Para Santiago Ribeiro, essa será uma oportunidade única para o público entender como a pesquisa foi realizada, o que significa cada obra e quais os detalhes arquitetônicos da época. “A maneira pedagógica e didática pela qual a autora do livro tratou a cidade, desde a sua fundação, me despertou esse desejo de transformar os prédios em obras”, explica.

As obras da exposição “Vila Tropeira de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba” podem ser conferidas até o dia 23 de dezembro, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h. O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *