NOTÍCIAS

Última ação preventiva com vacinação de 2023 acontecerá nos três postos móveis da Capital

Neste sábado (30), a Prefeitura de João Pessoa estará mobilizada com os três pontos móveis para vacinação, instalados de forma estratégica para garantir a assistência preventiva dos turistas que visitam a Capital e de toda a população pessoense que precisa atualizar a caderneta. Esta será a última ação de imunização de 2023 com a oferta também da nova dose de reforço com a bivalente destinada as pessoas a partir dos 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade.  

“Para tomar as doses de reforço é necessário que o usuário tenha recebido a última dose da vacina há mais de 6 meses e registro da dose”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização. “É importante que as pessoas não deixem de buscar um de nossos serviços, que funcionam inclusive aos sábados, até às 16 horas, para dar oportunidade a quem não pode ir a uma unidade de saúde da família durante a semana”, completou o coordenador.  

Para facilitar o acesso dos usuários, as vacinas estarão disponíveis nos seguintes estabelecimentos: Shopping Sul, no bairro dos Bancários, no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, e no Shopping Tambiá, até as 16h.  

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.  

As vacinas contra Influenza e Covid-19 estão disponíveis para toda a população acima de seis meses de idade. A quarta dose da vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde. Já a segunda dose de reforço é apenas para pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidas.  

Documentação – Para ter acesso à vacina contra Covid-19, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, que comprove outras doses do imunizante, além do Cartão SUS. Já para receber a vacina contra Influenza e demais vacinas do calendário de rotina, é importante levar o cartão de vacina, Cartão SUS e um documento oficial do usuário.  

Cuidado contínuo – O Centro Municipal de Imunizações (CMI), localizado no bairro da Torre, irá funcionar neste fim de semana, no período das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) para pessoas que tiveram alguma exposição para doença, com alguns tipos de acidentes, com perfurocortantes e, no caso da antirrábica, para pessoas que foram mordidas por cães e gatos não vacinados ou, ainda, por morcegos.  

Locais de vacinação neste sábado (30): 

Home Center Ferreira Costa

Horário: 8h às 16h  

Shopping Tambiá

Horário: 9h às 16h  

Shopping Sul

Horário: 10h às 16h  

Centro Municipal de Imunizações (sábado e domingo)

Exclusivamente para vacinação antirrábica humana e a vacina dT (difteria e tétano) de urgência

Horário: 8h às 12h  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *