NOTÍCIAS

Castra Móvel: veja quem pode ser beneficiado com atendimento

Castra Móvel – Foto: Jonathas Oliveira/PMBV/Semuc

O Castra Móvel é mais um investimento da Prefeitura de Boa Vista na saúde e bem-estar de cães e gatos da capital. O veículo deve atender, em média, 200 animais por mês. O projeto teve o lançamento no início de janeiro e permanecerá no Parque Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, por 30 dias e deve percorrer também outros pontos da cidade.

O programa Castra Móvel busca descentralizar o serviço de controle populacional de animais domésticos, além de tornar o procedimento acessível aos tutores da cidade.

Conforme o prefeito Arthur Henrique, o veículo itinerante vai aumentar significativamente o número de beneficiário do programa “União pelos Animais”, desenvolvido pela gestão municipal.

“Com esse equipamento, a gente salta de uma média de mil cirurgias anuais para mais de 2.500 procedimentos em cães e gatos. O Castra Móvel começou os atendimentos no dia 5 de janeiro, no Germano Sampaio e a cada mês ele vai sendo deslocado para um bairro diferente da nossa cidade, conforme a demanda que temos para este serviço”, disse.

Passo a passo para o atendimento no Castra Móvel

Inscrição no site

Tutores baixa renda e moradores de bairros da zona oeste são prioridades para o serviço de castração de animais. Interessados que cumprem os requisitos devem se inscrever no site da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). Após o cadastro, o tutor deve então aguardar a unidade chamar para o procedimento.

Quantidade por família

O veículo itinerante funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Tutores de baixa renda têm direito a castrar até quatro animais e a população em geral, dois animais, quando houver vagas remanescentes. Quando beneficiado com o procedimento, a cirurgia pode ocorrer no Castra Móvel ou em uma das clínicas parceiras.

Castração do animal

A Unidade de Zoonoses entrará em contato e indicará os trâmites para a entrega da guia de autorização do serviço e local da cirurgia que o tutor receberá o benefício. Por fim, a unidade ressalta que o tutor deve ficar atento às orientações repassadas pelos profissionais antes do procedimento cirúrgico do animal.

Fonte: Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *