NOTÍCIAS

Turismo de SP: temporada de verão gera alta procura por destinos litorâneos no Estado





Na cidade de Santos, há uma estimativa de aproximadamente 2,8 milhões de turistas neste verão de 2024



São Sebastião – Praia de Calhetas

As cidades do Litoral de São Paulo, com 622 km de praia, estão entre os principais destinos turísticos do Estado, oferecendo o equilíbrio perfeito entre relaxamento, aventura, cultura e gastronomia.

No topo da lista de preferência dos viajantes estão os destinos de Ubatuba, Guarujá, Praia Grande, São Sebastião e Santos, localizados tanto no Litoral Norte quanto na Baixada Santista, de acordo com estudos do Centro de Inteligência da Economia do Turismo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Ciet/Setur-SP). A Baixada Santista, por exemplo, recebeu em 2023 um número estimado de 8 milhões de turistas e excursionistas em suas nove cidades.

“São cidades que proporcionam uma variedade de experiências, desde o agito das praias movimentadas até a tranquilidade de recantos mais isolados. A combinação de belezas naturais, atividades culturais e uma rica oferta gastronômica torna o litoral de São Paulo uma escolha atraente para os turistas em 2024”, afirmou o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena.

Santos – Parque municipal

Em Santos, há uma estimativa de aproximadamente 2,8 milhões de turistas e excursionistas neste verão, de acordo com a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo. Esse número é 7,7% maior que o registrado no verão de 2023 (2,6 milhões). A cidade atrai viajantes pelo maior jardim de orla do mundo, o famoso calçadão, possui também belos aquários e museus que preservam o acervo histórico-cultural do país.

Outro destino muito procurado do litoral paulista é o Guarujá, que em dezembro de 2023 ocupou o terceiro lugar no ranking de cidades mais buscadas para aluguel de imóveis de temporada, de acordo com o Ciet/Setur-SP.

São Sebastião, conhecida pelas suas praias preservadas e vilarejos encantadores, oferece uma experiência mais tranquila. A cidade pertence ao Litoral Norte, que recebe anualmente em torno de 5 milhões de turistas, conforme informado pelas Secretarias de Turismo locais. As praias de Maresias e Juquehy são especialmente procuradas, atraindo turistas em busca de beleza natural e conforto.

Com mais de 100 praias, Ubatuba é um paraíso para os amantes da natureza. Suas paisagens deslumbrantes e opções para atividades ao ar livre, como trilhas e cachoeiras, atraem turistas em busca de aventura e relaxamento.

Guarujá – Elias Gomes

Investimento governamental no Litoral Paulista
Em 2023, as cidades de Bertioga, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente receberam um aporte de R$ 56,2 milhões do governado estadual, através da Setur-SP, com obras de infraestrutura que, consequentemente, beneficiaram moradores e visitantes. A região da Baixada Santista assinou em 2023 14 novos convênios e receberá investimentos de R$ 77 milhões.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *