NOTÍCIAS

Bonecões do Pirô Piraquara atraem multidão para o centro

Bianca de Aquino


Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Carnaval de São José dos Campos foi, oficialmente, aberto na noite desta última quinta-feira (8). Cheios de entusiasmo e cor, os bonecões do Pirô Piraquara foram para as ruas centrais de São José arrastando uma multidão de foliões. O tradicional bloco carnavalesco, que completa 36 anos, atrai crianças, adultos e idosos numa grande festa popular, onde a alegria é a única exigência para a participação.  

Neste sábado (10), os bonecões, acompanhados da ala das baianas e da Banda de Santana, retornam às ruas a partir das 9h. O local de concentração é a Travessa Chico Luiz, ao lado do Mercadão Municipal. Desta vez, o trajeto a ser percorrido são as ruas Sebastião Humel, Vilaça, avenida São José e Praça Afonso Pena, onde será a dispersão.

A dona de casa Ana Carla de Souza Pinto levou as duas filhas, Carolina e Sofia, de 10 e 7 anos, para a folia com os bonecões. “Essa é a segunda vez que participamos do Carnaval do Pirô. É alegre e as meninas gostam muito”, disse. Assim como elas, se divertiram também os meninos e meninas que dão vida aos bonecões. A “Cuca”, por exemplo, esbanjou energia até o final do percurso, correndo atrás da criançada e posando para as fotos para deixar registrado o Carnaval 2024.  

O cortejo pelo centro da cidade foi criado para fortalecer as manifestações culturais de São José dos Campos, um momento onde as famílias podem aproveitar a alegria, as cores e a espontaneidade dos bonecos e de todos as demais alegorias que os acompanham, ao lado da equipe da Fundação Cultural, entonando o hino do Pirô Piraquara e anunciando o entrudo de Carnaval.

Hino do Pirô Piraquara (autoria Nilton Blau)

Piraquara já saiu de noite

Piraquara já saiu de dia

De barco ou de carroça

Pra mostrar sua folia

Pira, pira, pira

Ele me pegou

Pira Piraquara

Piraquara já pirou

Vou fazer o meu boneco

Vou fazer minha fantasia

Vou sair com o Piraquara

Piraquara é alegria

Pira, pira, pira

Ele me pegou

Pira Piraquara

Piraquara já pirou

Trânsito

As interdições de trânsito acontecerão nas vias da região central. Os agentes acompanharão o bloco durante todo o percurso orientando os motoristas.


MAIS NOTÍCIAS

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *