NOTÍCIAS

Comitiva catarinense participa da abertura do 10° Encontro do Cosud, em Porto Alegre

Fotos: Jonatã Rocha/Secom

Começou nesta quinta-feira, 29, em Porto Alegre – RS, o 10° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudoeste (Cosud). A comitiva de Santa Catarina participou da abertura do evento que pretende discutir temas de interesse dos sete estados das duas regiões até o próximo sábado, 2. O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy representou o governador Jorginho Mello no primeiro dia de reuniões.

Esta edição terá dois temas centrais: Meio Ambiente e Segurança Pública. O evento deve receber mais de mil pessoas. “A comitiva foi organizada para que Santa Catarina tivesse um representante em cada grupo de trabalho, para que a gente não ficasse alheio às discussões que são tão importantes, que estão acontecendo nas edições. Então dessa vez Santa Catarina está presente em tudo, participando de tudo se posicionando, fazendo esse network e buscando informações”, explicou Usuy, lembrando que estão presentes secretários de Estado de diversas pastas, secretários adjuntos, presidentes de autarquias e assessores técnicos do estado.

Com relação à temática ambiental, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil chega ao encontro propondo a integração dos estados para otimizar o trabalho durante desastres climáticos. “A gente vem aqui para o Cosud pra conversar com todos os estados do Sul e do Sudeste tentando trazer um pouco dessa experiência de Santa Catarina, tentar trazer um modelo que a gente emprega em Santa Catarina na regionalização dos municípios com a associação dos municípios, com o trabalho integrado, tentando levar isso a nível de estado. Eu não tenho dúvida nenhuma que se os estados trabalharem de maneira integrada Sul e Sudeste toda a população que habita esses estados vai ganhar primeiro na diminuição de custos e segundo no compartilhamento de recursos e informações. Acredito que seja um momento muito rico para que a gente evolua ainda mais a proteção e Defesa Civil do catarinense”, disse o secretário Fabiano de Souza.

O atual presidente do Cosud, governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, destacou que nesta edição vai ser formalizado o estatuto do grupo. O projeto veio ganhando corpo nas últimas edições e finalmente deve sair do papel.

“Já foi aprovada por todas as Assembleias Legislativas no ano passado essa formalização do Consórcio através de lei. Agora vamos aproveitar para fazer um estatuto justamente para que ele possa ter regras muito claras da sua da gestão, do que pode ser feito através dos estados e todas as áreas de troca de experiência e também de convênios, compras, enfim, aquilo que o consórcio nos permite dentro da lei. E acima de tudo, eu acredito que é a possibilidade de nós fortalecermos o Sul e o Sudeste.

Programação

Nesta sexta-feira, 1º, parte do dia vai ser dedicado ao debate sobre segurança pública como explicou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anfitrião do evento: “amanhã teremos uma reunião sobre a segurança pública no início da tarde. Vai ser o ponto de reunião dos nossos secretários com os governadores para debatermos a formatação de um pacto do Cosud pela segurança pública e o enfrentamento das organizações criminosas”, afirmou Leite.

O dia ainda será dedicado às reuniões dos grupos técnicos (GT), formados por representantes dos governos estaduais, com especialidade ligada ao tema de cada GT. Os grupos serão distribuídos entre dois espaços: 19 no Campus Porto Alegre da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e dois no Theatro São Pedro. Nesta edição, serão discutidos 21 temas: Agricultura e Pecuária, Cultura, Defesa Civil, Desenvolvimento Social e Profissional, Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Fomento, Direitos Humanos, Juventude e Políticas para a Mulher, Educação, Esportes, Fazenda e Previdência, Governança do Cosud, Habitação e Obras, Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Urbano, Inovação e Inclusão Digital, Malha Ferroviária, Meio Ambiente, Planejamento e Governo Digital, Procuradoria-Geral do Estado, Saúde, Segurança Pública, Transparência, Controladoria e Ouvidoria e Turismo.

No sábado, 2, último dia do Cosud, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, acontece a cerimônia de encerramento e a leitura da Carta da edição. O documento será redigido com base nos pontos de destaque das discussões dos grupos técnicos. Após a cerimônia, os governadores participam da última coletiva de imprensa, para falar sobre os compromissos firmados entre os integrantes do Consórcio.

Sobre o Cosud

Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil.

Com mais de 114 milhões de habitantes, esses estados respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *