NOTÍCIAS

Semana Nacional de Trânsito em Boa Vista reforça importância da conscientização por mais segurança nas ruas


Foto: Divulgação PMBV

Esse é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2025, aberta nesta quinta-feira, 18, com uma solenidade no auditório da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. A proposta da campanha é reforçar a importância de um trânsito mais seguro, humano e responsável para todos.

Em Boa Vista, a programação será variada. A Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), por meio da Gerência de Prevenção e Educação para o Trânsito, organizou blitzen educativas em diferentes bairros, com a participação de alunos do 4º e 5º ano de escolas municipais e particulares. O objetivo é orientar a população sobre a responsabilidade individual e o respeito às normas de circulação.

Força da mobilização

De acordo com a superintendente da Smtran, Ednalva Freitas, a mobilização ganha força nesta semana, mas o trabalho é permanente.

“Intensificaremos as ações educativas. Incluindo abordagens diretas à população, simulações de acidentes e atividades de conscientização sobre a responsabilidade de cada cidadão e dos órgãos públicos na segurança viária. Nosso trabalho acontece durante todo o ano, mas neste período fazemos uma mobilização especial para ampliar o impacto dessas ações”, explicou.

A secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Neurimar Macêdo, destacou que a iniciativa une diferentes setores em prol de um objetivo comum:

“A Semana Nacional do Trânsito é um momento em que conseguimos reunir escolas, instituições, empresas e a comunidade, criando uma corrente que pode salvar vidas.”

Durante o evento de abertura, as crianças do 2º período da Escola Municipal Isete Evangelista Albuquerque apresentaram uma dança temática. Para a gestora Simone Meire, envolver as novas gerações é essencial para construir um futuro mais consciente.

“Na nossa escola, trabalhamos a educação para o trânsito ao longo do ano, com destaque em maio e setembro. Acreditamos que conscientizar as crianças desde cedo, especialmente de 4 a 6 anos, é fundamental, porque elas aprendem rápido e acabam levando esse conhecimento para casa, influenciando os adultos.”

Assim, a campanha busca mostrar que a educação para o trânsito não deve se restringir a datas específicas, mas se consolidar como prática diária, capaz de transformar comportamentos e salvar vidas.

Fonte: Da Redação