NOTÍCIAS

Candidatos apoiados por Bolsonaro lideram em 14 capitais; Boa Vista é uma delas

Na sequência, Dr. Zeitoune, Arthur Henrique e Jair Bolsonaro – Foto: Reprodução

Os candidatos apoiados pelo presidente Lula (PT) lideram as mais recentes pesquisas para a prefeitura de seis capitais, enquanto os ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão à frente em 14.

Em duas capitais, candidatos de Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados na liderança. Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado Guilherme Boulos (PSOL) estão separados por um ponto percentual, enquanto em Natal há empate triplo, com diferença inferior a um ponto entre a deputada Natália Bonavides (PT) e o empresário Paulinho Freire (União Brasil), nome de Bolsonaro.

Já em outras oito capitais, candidatos “neutros” lideram. Na maioria delas, no entanto, os candidatos são de partidos de centro-direita e nomes bolsonaristas ficam na segunda colocação, com chance de segundo turno, enquanto a esquerda amarga colocações mais baixas.

Entre os apoios, três de Lula e cinco bolsonaristas indicam vitória em primeiro turno. Os apoiados pelo presidente têm folga no Recife e no Rio de Janeiro, com chances em Teresina. Os próximos ao ex-presidente já apontam tendência de vitória em Boa Vista, Maceió, Salvador, Porto Velho e Rio Branco.

A reportagem da Uol usou como base a última pesquisa disponível até a tarde de sexta-feira (27). Em cidades em que a pesquisa foi realizada pelo Instituto Datafolha, a última lançada foi a considerada.

Em Boa Vista

Na capital de Roraima, o prefeito e candidato à reeleição, Arthur Henrique (MDB), é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

Em agosto, Bolsonaro apareceu em um vídeo ao lado do prefeito e do candidato a vice de Arthur, Dr. Zeitoune, amigo pessoal do ex-presidente.

“Essa chapa aqui, que já está bem, se Deus quiser, ficará melhor com o Zeitoune vice e o Arthur mantendo o seu ministério”, declarou Bolsonaro.

Quem também gravou um vídeo em apoio a Arthur foi o general Braga Netto. Ele foi candidato a vice de Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e, além disso, ministro no governo do ex-presidente.

Segundo o militar, a chapa formada por Arthur Henrique e Coronel Zeitoune (PL), candidato a vice-prefeito indicado pelo ex-presidente, possui os mesmos valores em que acredita. Por isso, prestou apoio às suas candidaturas.

“Estou aqui para manifestar o meu apoio à candidatura a prefeito dessa cidade na chapa formada pelo MDB e pelo PL, tendo como prefeito Arthur Henrique pelo MDB e como vice o coronel Zeitoune, duas pessoas que acreditam nos mesmos valores que nós: Deus, Pátria, Família e Liberdade, uma economia liberal, um Estado mais enxuto, que pese menos nas costas do contribuinte”, destacou Braga Netto.

Fonte: UOL