NOTÍCIAS

Prefeitura monta ação especial de apoio à 20ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio apoia a 20ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira, na Zona Norte, e reunirá vários órgãos e secretarias na Estrada do Portela, trecho entre a Avenida Ministro Edgar Romero e a Rua Américo Brasiliense, durante o evento neste domingo (26/11). A concentração será a partir das 9h, em frente à quadra da escola de samba Império Serrano, e o desfile começa às 14h, ao som dos DJs Natinho Negrada, Nanda Machado e Renan. De 18h às 20h, shows com o Grupo S.E.R, Império Serrano e Portela serão realizados no palco principal do Parque Madureira. O evento é organizado pelo grupo MGTT, e este ano conta com a direção artística do carnavalesco Milton Cunha, também vice-Presidente do grupo. Além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS-Rio), equipes da CET-Rio, Comlurb e da Guarda Municipal estarão desde às 6h dando suporte ao evento.

A partir das 9h, técnicos da CDS-Rio estarão no local para fornecer informações sobre legislação de direitos da comunidade LGBTI+ e sobre os serviços prestados pela Prefeitura. A Coordenadoria de Diversidade Sexual estará disponível para atender a população e receber denúncias. Também serão realizados atendimentos de vários tipos, como inscrição para programas desenvolvidos pela CDS-Rio, como o Banco de Talentos e distribuição de panfletos sobre PrEP, a Profilaxia Pré-Exposição, e PEP (Profilaxia Pós-Exposição de Risco).

– A retomada da tradicional Parada de Madureira é importante para o movimento LGBTI+ no Rio de Janeiro. Neste ano, o evento homenageia a Loren Rainha do Buá, idealizadora da Parada, falecida em 2021 vítima de covid e conta com a direção artística do Milton Cunha. Historicamente, as Paradas do Orgulho sempre marcaram a luta pelos direitos civis e nós, como Prefeitura do Rio, aproveitamos a ocasião para levar ao Parque Madureira os serviços municipais para a população que estará no evento. Estaremos lá desde cedo – afirmou Carlos Tufvesson, coordenador de Diversidade Sexual, pasta ligada à Casa Civil.

A equipe do Garupa, projeto que promove acolhimento à população trans, e o Rap da Saúde, Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde da SMS, também estarão presentes no evento, contribuindo com orientações, distribuindo preservativos internos e externos e esclarecendo as dúvidas da população. A Van Bora – serviço móvel de saúde da Prefeitura do Rio – disponibilizará testes rápidos de sífilis e hepatite B e C, com aconselhamento pré e pós testagem, e a Van Vacina Rio vai oferecer vacinas de hepatite B, dupla adulto (dT), influenza e covid-19.

A Comlurb montou uma operação especial de limpeza em todo o percurso e nas ruas de acesso. Uma equipe de 120 garis e 15 agentes de limpeza urbana garantirá a limpeza antes, durante e depois do evento. Os trabalhos começam por volta das 6h de domingo e continuam até as 6h de segunda-feira (27/11), com a rotina de limpeza da área. Os trabalhos serão realizados com o apoio de duas varredeiras grandes e uma mini, 18 sopradores, três caminhões compactadores e três do tipo basculantes, um trator de comunidade, além de três carros-pipa e uma motobomba, que lavarão as pistas com água de reuso.

Ruas de Madureira serão interditadas no domingo

A Guarda Municipal do Rio montou operação especial com efetivo de 94 guardas – 11 de trânsito – em apoio à Parada LGBTI +. As ações preventivas e de ordenamento urbano e de trânsito começam a partir das 7h, nas ruas onde será realizado o evento e também nas principais vias de acesso. Para minimizar eventuais impactos no tráfego da região, a operação de trânsito contará com controladores da CET-Rio e guardas municipais, com viaturas e motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos e orientar os pedestres.

Técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) irão monitorar o evento através de câmeras e, caso seja necessário, ajustes semafóricos serão implantados. O esquema operacional será mantido até o término do evento. Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento. A recomendação é para utilizar transporte público coletivo regulamentado, como ônibus, BRTs e trem.

A CET-Rio fará interdições, das 8h às 20h, nas seguintes vias:

– Rua Carvalho de Souza, entre a Rua Francisco Batista e a Avenida Ministro Edgard Romero
– Avenida Ministro Edgard Romero, entre a Rua Dagmar da Fonseca e a Estrada da Portela
– Rua Dagmar da Fonseca, entre a Avenida Edgard Romero e a Estrada do Portela
– Travessa Natal, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado
– Travessa Almerinda Freitas, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado
– Rua Maria Freitas, entre a Rua Carvalho de Souza e a Rua Carolina Machado
– Rua Soares Caldeira
– Rua Antônio de Abreu
– Rua Guarapari
– Rua Manuel Marques, trecho entre a Estrada do Portela e o Portão 02 de Acesso ao Parque Madureira
– Rua Américo Brasiliense
– Estrada do Portela, entre a Avenida Ministro Edgard Romero e a Rua Firmino Fragoso

Desvios:

Veículos procedentes da Rua Carvalho de Souza com destino à Estrada do Portela seguirão pela Rua Francisco Batista, Rua Carolina Machado (regime de duplo sentido), Rua Américo Brasiliense e Estrada do Portela. A Rua Carolina Machado terá a implantação de mão dupla de direção, no trecho entre a Rua Francisco Batista e a Rua Firmino Fragoso.

Proibição de estacionamento:

– Rua Soares Caldeira, lado direito
– Rua Antônio de Abreu, lado direito
– Rua Manuel Marques, trecho entre a Est. do Portela e o Portão de Acesso 2 do Parque Madureira
– Rua Américo Brasiliense, lado esquerdo
– Rua Firmino Fragoso, ambos os lados
– Rua Clara Nunes, lado direito
– Rua Sérgio de Oliveira, lado esquerdo, no sentido da Rua Carolina Machado para Estrada do Portela
– Rua Guarapari, lado direito

 

Serviço:

Parada LGBTI+ de Madureira – A Retomada
Atrações: DJs Natinho Negrada, Nanda Machado e Renan, Grupo S.e.R., Império Serrano e Portela
Data: 26/11
Local: Madureira, concentração em frente à quadra do Império Serrano
Horário: concentração a partir das 9h
Classificação: livre
Expectativa de público: 30 mil pessoas

Categoria:

  • 24 de novembro de 2023
  • Marcações: Ação especial Coordenadoria de Diversidade Sexual Parada LGBTI+ de Madureira Prefeitura do Rio Serviços

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *