NOTÍCIAS

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais conquista nota máxima – IFSP

Curso é ofertado na modalidade EaD pelo Campus Capivari; avaliação foi conduzida pelo MEC

Primeira turma do curso Tecnologia em Processos Gerenciais, nota máxima no MECO curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, oferecido na modalidade EaD pelo Campus Capivari, recebeu a avaliação máxima, conceito 5, em reconhecimento conduzido pelo MEC.

O curso visa formar profissionais aptos a desenvolver e aplicar métodos e técnicas de gestão, com uma visão sistêmica e base científica. O objetivo é aprimorar os processos gerenciais, enquanto esses profissionais atuam como cidadãos, empreendedores, críticos, éticos e responsáveis social e ambientalmente, reconhecendo e respeitando a diversidade cultural.

Implantado em 2021, o curso se destaca pela excelência dos conteúdos curriculares, que promovem o desenvolvimento do perfil profissional do egresso. Integra em sua estrutura temas como educação ambiental, educação em direitos humanos e educação das relações étnico-raciais, complementadas por iniciativas transversais, como eventos anuais e atividades do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi).

A aluna da primeira turma, Alcione Caroline do Nascimento, conta que o curso não só traz a oportunidade de aprender as matérias que são aplicáveis em sua área de atuação no mercado de trabalho, como também aborda temas e atividades que desenvolvem o senso crítico e o pensamento para se tornar um melhor cidadão e contribuir com a comunidade. “Uma das minhas melhores escolhas de vida foi ter feito essa graduação no Campus Capivari”.

A avaliação ressaltou a diversidade de metodologias de aprendizagem implementadas, como a baseada em projetos (ABP), em problemas (PBL) e em times (ABT), visando ao desenvolvimento pleno do perfil do tecnólogo em processos gerenciais. O uso integrado de recursos tecnológicos de informação e comunicação (TIC), como Moodle e G-Suite for Education, enriquece tanto as atividades a distância quanto as presenciais, facilitando o acesso à informação e a colaboração entre os participantes.

No Campus Capivari, uma Comissão de EaD e uma Equipe Multidisciplinar desempenham papéis fundamentais na avaliação e no aprimoramento contínuo da política de EaD, formação dos profissionais envolvidos e na elaboração de relatórios anuais. Além disso, avaliações de satisfação são conduzidas semestralmente via AVA-Moodle, fornecendo um feedback crucial para a melhoria dos componentes curriculares e das atividades de tutoria.

Segunda turma do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, nota 5 na avaliação do MECDestacou-se também a integração eficiente do Moodle com o Suap, simplificando processos como o cadastro de alunos em disciplinas e a sincronização de notas e frequências, estimulando a interação entre alunos e professores/tutores. O acesso a recursos digitais complementares, como o Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum e a Biblioteca Virtual Universitária Pearson, é oferecido pelo IFSP, além de ferramentas como a “Sala de Aula ConfWeb”, conectada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para atendimentos síncronos.

Essas tecnologias, aliadas às abordagens pedagógicas adotadas, facilitam a comunicação e garantem acesso a materiais didáticos em qualquer momento e local, possibilitando experiências diversificadas de aprendizagem por meio de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas.

Outro ponto enfatizado foi a qualidade do ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle, e as avaliações periódicas conduzidas pela equipe de tecnologia da informação do campus, incluindo atualizações e backups regulares dos dados, garantindo sua eficiência e segurança.

Por fim, é essencial mencionar a qualidade do corpo docente, composto por doutores e mestres com ampla produção acadêmica. Os alunos expressaram o incentivo por parte dos professores e do IFSP para a produção de conhecimento por meio da pesquisa.

Para o coordenador do curso, Valdir Antonio Vitorino Filho, o conceito máximo na avaliação do MEC reflete o trabalho de excelência que vem sendo desenvolvido por todos os servidores do Campus Capivari. “Eu gostaria de agradecer e parabenizar a todos os envolvidos neste processo desde a concepção e implantação do curso, passando pela primeira turma de estudantes até os dias atuais, com o curso em seu pleno funcionamento”.

Para mais informações do curso, acessar o site https://cpv.ifsp.edu.br/tpg.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *