NOTÍCIAS

HumanizAção” intensifica ações nos bairros Wanel Ville e Júlio de Mesquita Filho – Agência de Notícias

As equipes do Programa “HumanizAção”, ligado à Secretaria do Gabinete Central (SGC) da Prefeitura de Sorocaba, realizaram, na tarde desta segunda-feira (27), uma operação especial intensificada nos bairros Wanel Ville e Júlio de Mesquita Filho, na Zona Oeste da cidade. A ação percorreu várias ruas dessas localidades, como Rua Francisco Cabrera, Rua Marcio dos Santos Flores, Rua Idalina Maria de Jesus Silva e Rua Comendador Vicente do Amaral, oferecendo acolhimento social e demais serviços ao alcance da municipalidade a pessoas em situação de rua.

*Durante a operação, foram oferecidos auxílio e acolhimento a seis pessoas em situação de rua, porém, não aceitaram os atendimentos, apesar da insistência das equipes especializadas em assistência social.* Além disso, foi providenciada a limpeza nas vias e espaços públicos visitados, onde foi recolhida 1,5 tonelada de materiais inservíveis, como colchões abandonados, papelão molhado e pedaços de móveis velhos.

“Esse trabalho é realizado com todo empenho e dedicação das equipes que compõem o programa ‘HumanizAção’, para ajudar as pessoas em situação de rua a recuperar sua dignidade e levá-las para uma condição melhor. Aproveitamos o momento e fizemos toda a limpeza dos locais visitados, com o recolhimento de inservíveis, colaborando para a saúde pública e bem-estar nos bairros”, relata o secretário do Gabinete Central, João Alberto Corrêa Maia.

Assim como ocorre todos os dias, o programa “HumanizAção” continuará com os trabalhos na noite desta segunda-feira, realizando novas abordagens sociais especializadas a pessoas em situação de rua, em mais pontos da cidade. As pessoas que aceitam o acolhimento ofertado pelo Serviço de Obras Sociais (SOS) têm à disposição, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente, cuidados de higiene e, sempre que necessário, também cuidados de saúde.

O programa “HumanizAção” é realizado de domingo a domingo, 24 horas por dia, de maneira integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que atende 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Fotos: Divulgação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *