NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba e Saae concluem obras de reconstrução da segunda travessia sobre o córrego no Jardim Piratininga – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), entregou as obras de substituição de mais uma travessia sobre o córrego localizado em trecho no entroncamento das ruas Sizina Azevedo Schrepel e Luiz Vicente Verlangieri, no Jardim Piratininga, Zona Leste da cidade. As intervenções foram finalizadas na tarde desta terça-feira (28) e o tráfego de veículos, na sequência, foi liberado.

As obras foram realizadas com mão de obra técnica do Saae/Sorocaba, enquanto os materiais e demais insumos foram viabilizados por meio de parceria com a iniciativa privada, com doações pela empresa JCZ Empreendimentos Imobiliários (Confiança Supermercados).

“O Saae/Sorocaba, rapidamente, entendeu a missão e o objetivo dessa obra, que era esperada há mais de 50 anos pelos moradores. Essa melhoria é primordial para colocar fim aos alagamentos nessa região da cidade e continuar cuidando, com todo carinho, e oferecendo a segurança que nossa população merece”, disse o prefeito Rodrigo Manga, durante ato de inauguração da nova ponte.

Participaram do evento, ao lado do chefe do Executivo, os secretários municipais Darwin José de Almeida (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob); mais o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador Rodrigo do Treviso e o presidente da Associação Amigos dos Moradores de Sorocaba, Roberto Ferreira.

As intervenções na segunda travessia sobre o córrego no Jardim Piratininga tiveram início em julho deste ano, com a remoção da antiga estrutura. “Em 2022, visitamos o local para discutir as principais demandas, junto aos moradores e, além dessa substituição da travessia, ainda será realizada a canalização do córrego. Com essas melhorias, vamos evitar o transbordamento em dias de chuva intensa, dando a tranquilidade que todos esperam”, destacou o diretor-geral do Saae/Sorocaba.

No total, foram instaladas 56 aduelas de concreto armado, cada uma medindo 2,5 metros de largura por 2,5 metros altura e um metro de comprimento. Cada peça tem peso aproximado de 10 toneladas, instaladas por meio de guindaste hidráulico, após concluída a preparação da base de sustentação.

“Além das intervenções primordiais para solucionar o problema de alagamento na região, as obras também contemplaram uma nova pavimentação da via pública no local, beneficiando, além dos moradores, também a mobilidade urbana no entorno”, ressaltou o secretário da Semob.

Segundo o Saae/Sorocaba, durante este ano, já foram entregues as obras de três outras travessias no município, sendo a primeira delas na estrada vicinal que liga Sorocaba a Iperó, a segunda, na Rua Doutor Gabriel Rezende Passos, sobre o mesmo córrego no Jardim Piratininga, e outra, sobre córrego na Vila Rica.

Serviços à comunidade
Durante a entrega das obras, também foram oferecidas diversas atividades e serviços gratuitos à população, tais como: aferições de pressão arterial e glicemia, pela escola de enfermagem Irmã Dulce; doação de mudas de árvores, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema); dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças transmissíveis, pela Zoonoses/SES; e a presença do cão terapeuta Buddy, do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

Antes:

Depois:

Concretagem e revitalização asfáltica:


Fotos: Michelle Alves – Secom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *