NOTÍCIAS

Consultas em UBSs agora podem ser desmarcadas pelo 156

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos implementou, nesta sexta-feira (1º), mais uma medida para facilitar a vida dos munícipes e reduzir as faltas em consultas e exames nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas 5 USFs (Unidades de Saúde da Família) presentes em todas as regiões da cidade.

A partir de agora, as consultas com clínicos gerais, médicos da família, ginecologistas, pediatras e hebiatras, as consultas de enfermagem e com dentistas e os exames preventivos e eletrocardiogramas poderão ser desmarcadas até no máximo 24 horas antes de sua realização através da Central 156, operada pela Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).

A Central 156 funciona de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h, e nos domingos e feriados, das 8h às 20h.

As consultas continuam podendo ser desmarcadas presencialmente nas UBSs Resolve ou pelo aplicativo Saúde na Mão (Android e  IOS).

Absenteísmo

Além de facilitar e agilizar a vida dos munícipes, a nova medida tem como finalidade reduzir a taxa de absenteísmo.

O conceito se refere ao não comparecimento do paciente em uma agenda para consulta ou realização de exames.

Nos 10 primeiros meses deste ano, foram realizadas 970.097 consultas nas 40 UBSs Resolve e nas 5 USFs.

O número de faltas chegou a 144.416, um índice de 15% do total.

A perda destes agendamentos impacta no processo de trabalho e aumenta as filas de espera, além dos prejuízos que a ausência destas consultas pode gerar no cuidado da saúde dos usuários.

O município vem trabalhando, cada vez mais, em ações para que possíveis desistências sejam devidamente canceladas ou reagendadas, trazendo a possibilidade de mais pessoas serem atendidas nas consultas e exames.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *