NOTÍCIAS

Prefeitura garante funcionamento de serviços essenciais durante o feriado de 8 de dezembro

Todos os serviços indispensáveis e inadiáveis à população estarão em funcionamento neste feriado de 8 de dezembro, em João Pessoa. A Prefeitura garante, nesta sexta-feira, a manutenção das atividades essenciais nos mais diversos setores de atendimento da administração municipal. Também estarão disponíveis equipamentos de lazer e cultura para assegurar que todos desfrutem deste dia de folga.  

Confira como fica o funcionamento dos serviços essenciais em João Pessoa nesta sexta-feira (08).  

Saúde – Durante o feriado, a população poderá buscar atendimento em uma das quatro UPAs localizadas nos bairros de Cruz das Armas, Manaíra, Bancários e Valentina Figueiredo. Os hospitais da rede municipal também manterão seu funcionamento regular, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que poderá ser acionado pelo número 192.  

No caso da assistência de urgência em saúde mental, os usuários devem se dirigir ao Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), localizado no prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira. Com relação às urgências odontológicas, o atendimento seguirá acontecendo normalmente no CEO Torre e Mangabeira.  

Semob – O sistema operacional de transporte público sofrerá uma pequena alteração, tendo em vista que, das 73 linhas que geralmente circulam em dias úteis, 69 estarão ativas. Ou seja, apenas quatro não estarão rodando na sexta-feira (08). São elas: 108, 527, 702 e I004.  

Agentes de mobilidade vão acompanhar a operação das linhas durante todo o dia, podendo alterá-las dependendo da demanda de passageiros. Para verificar todos os horários e itinerários do transporte público, a Semob-JP recomenda que os usuários acessem o site portal.semobjp.pb.gov.br , façam busca na aba ‘serviços’ e em seguida ‘itinerários e horários’.  

O órgão de trânsito manterá ativo, entre 6h e 00h, para que a população acione os agentes de mobilidade em caso de urgência, o contato 98760-2134 para receber mensagens e fotos via WhatsApp.  

Emlur – A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana mantém os serviços essenciais em funcionamento, neste feriado. Serão realizadas as coletas domiciliares, de resíduos diversos e de resíduos de poda de árvores. Os agentes de limpeza executarão a varrição dos principais corredores viários, bem como de praças e mercados, em apoio à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Na orla, serão realizadas a catação na faixa de areia e varrição na calçadinha.  

Semam – A Secretaria de Meio Ambiente manterá plantão com canais de comunicação para que a população possa fazer denúncias de crimes ambientais nos horários das 8h às 19h e das 13h às 0h. A população pode ligar para o (83) 3213-7012 e também fazer denúncias por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Além desses canais, continua ativo o número (83) 3218-9208 apenas para mensagens de texto e envio de vídeos pelo WhatsApp.  

Sedurb – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano mantém o atendimento ao cidadão via aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ – ferramenta para dispositivos móveis, que possibilita ao cidadão acessar todos os serviços da Prefeitura de forma mais ágil, segura e sem a necessidade de sair de casa – e ainda pela plataforma Prefeitura Conectada, disponível no site www.joaopessoa.gov.pb.br.  

Restaurantes populares – Os restaurantes populares administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) também funcionarão normalmente no feriado. O valor pago pela refeição é simbólico: R$ 1,00. Os dois equipamentos mantidos pela gestão municipal ficam nos bairros de Mangabeira e Varadouro e atendem ao público das 8h às 14h.   

Cozinhas comunitárias – As seis cozinhas comunitárias seguem dentro da normalidade em seu funcionamento, neste feriado, abrindo das 8h às 14h. As unidades ficam localizadas nos bairros dos Novais, Gervásio Maia, Taipa, Timbó, Bela Vista e Jardim Veneza. As refeições são gratuitas, atendendo às famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos equipamentos.   

Defesa Civil – A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) funciona com plantão 24 horas todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, a população deve acionar o serviço pelo WhatsApp (83) 9 8831-6885.  

Bica – O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) abre em horário normal, das 8h às 17h, com bilheteria até as 16h. O espaço de lazer está localizado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n, bairro do Roger.  O ingresso custa R$ 3,00 por pessoa e crianças com até 7 anos e idosos acima de 65 anos não pagam.   

Equipamentos culturais – O Hotel Globo e a Casa da Pólvora estarão abertos normalmente nesta sexta-feira. O primeiro fica localizado na Praça de São Frei Pedro Gonçalves e também é conhecido por apresentar uma privilegiada vista para o Rio Sanhauá e uma magnífica visão do pôr-do-sol a partir do seu jardim.  Na Ladeira São Francisco, os visitantes encontram a Casa da Pólvora, que integra os roteiros fundamentais para o turismo no Estado. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *