NOTÍCIAS

Campanha Dezembro Vermelho conscientiza sobre Aids e ISTs

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta sexta-feira (1º), no Dia Mundial de Combate à Aids, a campanha Dezembro Vermelho, que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com HIV e portadoras de outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como sífilis.

Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Humana, transmitida pelo vírus HIV e caracterizada pelo enfraquecimento do sistema de defesa do corpo e pelo aparecimento de doenças oportunistas.

A Secretaria de Saúde preparou uma programação especial que será executada ao longo deste mês para conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que é fundamental para ampliar as chances de cura com tratamento adequado e interromper a cadeia de transmissão do vírus.

Até o próximo dia 31 de dezembro, serão intensificadas as testagens nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve e nas 5 USFs (Unidades de Saúde da Família) presentes em todas as regiões da cidade.

Em outra frente de atuação para aumentar a divulgação da campanha, ao longo deste mês o Arco da Inovação estará iluminado de vermelho.

Prevenção. Testes rápidos e ações ajudam no diagnóstico precoce / Foto: Adenir Britto/PMSJC

Fique sabendo

Dentro da campanha Dezembro Vermelho, São José também terá ações do Fique Sabendo, que já virou uma tradição.

O objetivo é atrair a população para realização da testagem rápida de detecção de casos de Sífilis e HIV, bem como conscientizar os munícipes em relação à prevenção e cuidados com as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Neste sábado (2) e neste domingo (3), das 10h às 22h, serão realizados testes rápidos no Shopping Oriente (rua Andorra, 500, no Jardim América, na região sul).

Até o próximo dia 10, também haverá conscientização e testagem nos abrigos municipais e intensificação dos testes municipais no CDP (Centro de Detenção Provisória), na região sudeste.

No próximo dia 12, a testagem será realizada no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, no Jardim América, na região sul), das 13h às 19h.

Prevenção

Durante as atividades da campanha e ao longo de todo o ano, os interessados podem fazer o teste rápido de HIV e sífilis e receber preservativos.

Somente neste ano, já foram realizados 52.674 testes rápidos nas UBSs Resolve e em eventos promovidos pela Administração Municipal como as edições de programas e ações como o Prefeitura Mais Perto de Você e do Conexão Juventude. Foram 1.511 resultados positivos, o que corresponde a 3% do total.

Geralmente o teste rápido demora em torno de 20 minutos. Dependendo do resultado, pode se estender por mais tempo no pós-aconselhamento.

Todos os casos HIVs positivos são encaminhados ao CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral). Outras ISTs podem ser cuidadas na própria unidade. Os tratamentos são totalmente gratuitos.

Nos 10 primeiros meses deste ano, foram diagnosticados 139 casos de HIV (soropositivos e de Aids (portadores da doença) contra 180 do mesmo período de 2022, uma redução de 23%.

Previna-se. Faça o teste. Fique sabendo. A prevenção e a luta contra a Aids e as ISTs é de todos. Troque o preconceito pela informação, acolhimento, amor ao próximo e cuidados.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *