NOTÍCIAS

Secretaria Municipal de Educação realiza formação com auxiliares de sala de aula

As 702 auxiliares de sala de aula dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão passando, nesta terça-feira (30), por formação continuada na Escola Municipal Aruanda, nos turnos manhã e tarde. As auxiliares são profissionais da educação que trabalham nos CMEIs, em parceria com o corpo docente, a supervisão educacional e a gestão, colaborando com as atividades diárias, viabilizando as ações de educação e cuidado das crianças desde bebês, sob a orientação da professora.  

A formação está sendo acompanhada pela secretária de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), América Castro, pela secretária executiva Luciana Dias e pela Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), Profª Drª Clévia Carvalho. “A gente, em primeiro lugar, tem um diálogo aberto com quem está lá na unidade de ensino. Até nessas formações a gente escuta um pouco o que é que a gente vai ofertar a essas auxiliares de sala. Aí vem um agradecimento a todas elas que disseram sim de participar da formação. É por causa dessas qualificações que a gente vem obtendo muitos avanços na educação pública de João Pessoa”, ressaltou América Castro.  

Todo o processo está sendo mediado pela equipe pedagógica do Departamento de Educação Infantil da Sedec. “Sempre iniciamos o ano letivo com a nossa Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem), que é essa formação dos profissionais da nossa rede. E hoje é um privilégio muito grande a gente poder trazer essa formação com as diretrizes de como esse profissional deve trabalhar. Eles estão tendo a oportunidade de discutir entre eles, de tirar dúvidas com a professora, de compartilhar experiências. É um grande momento de pensar o ano de 2024”, disse a secretária executiva, Luciana Dias.

Quem está aproveitando cada momento da formação é Andréa Regina dos Santos, auxiliar de sala de aula no CMEI Terezinha Batista Oliveira de Lima, no bairro do Cristo. “A gente começa o ano letivo com essa formação para que possamos ter uma visão mais ampla para lidar com as crianças e toda a parte infantil, além de sabermos executar as diretrizes para cada dia. Estou gostando demais porque é mais um aprendizado para nós, algo muito gratificante”, destacou.  

As práticas educativas nas instituições de educação infantil são complexas pela natureza do atendimento educacional que oferece articulando o educar e o cuidar. Neste sentido, para além das ações didáticas do professor, aspectos como higiene, nutrição, segurança, bem-estar e saúde estão presentes e integram as ações educativas e formativas do CMEI.  

Neste contexto, há um conjunto de providências didáticas, técnicas e operacionais que precisam ser desenvolvidas de forma contínua e responsável para cada profissional, de acordo com as funções e atribuições que lhes são pertinentes.  

“Tantas são as atribuições dessas profissionais, mas cada uma criativamente e amorosamente as realizam, sempre somando esforços no sentido de alcançar uma educação de qualidade, multiplicando carinho, respeito e gentileza. Gratidão por todo o bem semeado e por toda a dedicação cultivada dia a dia nas atitudes de cada uma de vocês para com as crianças”, disse a chefe do Departamento de Educação Infantil da Sedec, Sonally Lima.  

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *